29/08/12

1º Congresso de Xadrez Pedagógico






O Lugar do Xadrez na Educação


Em qualquer momento da vida quase todos/as nós tivemos um contacto com o jogo de xadrez. Muitos/as ficaram fascinados/as pelas suas características e constantes desafios. O seu reconhecido potencial no desenvlvimento de competências, especificas e transversais, do indivíduo, torna-o uma ferramenta de excelência para utilização diversa em qualquer contexto de educação.

São imensos os projetos que englobam o xadrez em alguma das suas dimensões. Desde atividades de enriquecimento curricular, disciplina curricular de oferta de escola, em diversas associações de ação social e/ou cultural, aos estabelecimentos prisionais, passando pela, ainda em fase experimental, pela reabilitação cognitiva, até ao ensino do xadrez em idades mais avançadas.

No mundo académico proliferam as mais diversas teses sobre a sua importância, em contexto de ensino formal, por potenciar alguns tipos de racicionio a explorar.

Julgando o indivíduo ativo, em busca de novos significados, em constante processo de aprendizagem, o jogo de Caíssa, de origem milenar, pode desempenhar um papel simbólico, mas de convergência, em todas as dimensões do ser humano.

São estas as premissas do 1º Congresso de Xadrez Pedagógico, partilhar experiências, juntar profissinais do ensino, da educação, do xadrez, do meio académico, ou qualquer outro/a interessado/a no tema.

Também as últimas decisões da União Europeia sobre a inclusão do xadrez nos curicúlos nacionais, seão abordadas.

Sem dúvida, além de uma painel com reconhecidos méritos no mundo da educação, do ensino e do xadrez, os temas a abordar são pertinentes e de inegável atualidade.

Contacto: xadrezpedagogicoportugal@gmail.com

28/08/12

Torneio de Xadrez ALMONDA 2012 Organizado pelo Cine Clube Torres Novas