17/11/09

Dia Mundial do Xadrez - Vídeo-conferência


“19 de Novembro é o Dia Mundial do Xadrez, comemorado nesta data devido ao nascimento de José Raul Capablanca, único sul-americano Campeão do Mundo. A origem do xadrez é um dos maiores mistérios do mundo. Tanto é atribuída ao lendário rei Salomão do Velho Testamento, quanto aos sábios mandarins da China, contemporâneos do filósofo Confúcio.Mas há quem atribua a origem do xadrez aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egipto). Essa pintura, que representa duas pessoas a jogar xadrez, data de aproximadamente 3000 anos a. C. O Xadrez é um jogo de tabuleiro complexo, de estratégia e táctica, de natureza recreativa e competitiva, para dois jogadores. Também é conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus antecessores e de outras variantes da actualidade. A forma actual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa, na segunda metade do século XV, resultado da evolução das suas antigas origens persa e indiana. Praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais),clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente, o xadrez tornou-se num dos jogos mais populares do mundo. Foi reconhecido como desporto pelo Comité Olímpico Internacional em 2001.”


A Federação Portuguesa de Xadrez celebra a efeméride, com a realização de uma vídeo-conferência a partir dos novos estúdios da FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional), na Avenida do Brasil em Lisboa.
A sessão, com início às 17 H, será conduzida pelo MI António Fróis, sendo, pela primeira vez, transmitida em sinal aberto, em alta definição em:

sem comentarios