16/06/10

Curso: Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato



LISBOA

Início: 6 JULHO 2010 (às Terças e Sextas)


Objectivo: Conhecer as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.


Destinatários: Organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. Estudantes e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato.


Metodologia: As sessões serão maioritariamente divididas em períodos expositivos e de debate, com recurso a "casos de estudo", encoranjando-se os formandos a desenvolverem uma proposta/dossier de patrocínio ou mecenato ao longo do curso bem como à sua discussão/apresentação. Serão também realizados exercícios em grupo.


Materiais Pedagógicos e certificado: Será entregue um Manual completo do curso, bem como declaração de participação no curso. É igualmente disponibilizado o acesso online a documentação em formato digital.


Local: Associação Agostinho da Silva, Junta de Freguesia das Mercês, Príncipe Real > Lisboa (Rua do Jasmim, nº 11, 2º)

Início: 6 Julho 2010

Fim: 27 Julho 2010


Datas: 6, 9, 13, 16, 20, 23 e 27 Julho.


Duração: 14 horas (7 sessões de 2 horas)
Horário: Terças e Sextas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Preço total: 55 euros (cinquenta e cinco euros) iva incluido.


Formador: Rui Matoso*

Nota1: O curso só se realiza com o minimo de 10 e o máximo de 20 participantes.


Conteúdos programáticos

1- Introdução:
a) Diferenças e semelhanças entre Patrocínio e Mecenato
b) O Marketing Cultural das empresas e o Marketing da Cultura dos projectos culturais
c) As Formas e os principais objectivos de Marketing Cultural das empresas


2- Patrocínio de Projectos Culturais
a) O Patrocínio como ferramenta de marketing
b) Pesquisa e adequação de propostas
c) Etapas da construção de um projecto de Patrocínio
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (caderno/dossier de patrocínio)
e) Negociação
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio


3- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato
b) Objectivos do Mecenato Mecenato Cultural de empresa – conclusões de um estudo
c) Legislação do Mecenato
d) A dedução fiscal dos donativos
f) O Processo de Mecenato

+ Ficha de Inscrição (download)
+info: info@culturaviva.com.pt
tlm. 967863646

* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde executa um projecto de digitalização e divulgação científica financiado pelo Instituto Camões e Centro de Filosofia da Faculdade de Letras. Actualmente programa o ciclo Noites Utópicas no Teatro-Cine de Torres Vedras, o qual conta com a colaboração de João Garcia Miguel (director artístico)

É membro da Academia de Produtores Culturais, onde promoveu dois seminários com Toni Puig (Barcelona), com o apoio da CML/EGEAC, em Maio de 2009.

Obteve o grau de Mestre em Práticas Culturais para Municípios - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (2008), tendo anteriormente realizado uma Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias(2006). É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP). > Ver C.V. completo.

sem comentarios